A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino presidiu à cerimónia de consignação da empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, no Ministério do Mar [12 de setembro], tendo o respetivo auto sido assinado por Lídia Sequeira e Carlos Correia, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, e por António Ferreira Oliveira e Luís Filipe Tomás, respetivamente Presidente e Procurador do Conselho de Administração da Mota Engil, Engenharia e Construções.
A Presidente da APSS, Lídia Sequeira apresentou o projeto inserido no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026 (RCM n.º 175/2017), que consiste no aprofundamento do Canal da Barra e do Canal Norte, com conclusão prevista no primeiro semestre de 2019, representando um investimento de 24,5 milhões de euros, co-financiados em 14,8 milhões de euros pela Comissão Europeia.
Lídia Sequeira afirmou que “esta nova configuração do Porto de Setúbal vai permitir aumentar a segurança e eficiência do transporte e garantir a competitividade do tecido empresarial ao potenciar a captação de mais tráfego.” Em resposta às questões ambientais a presidente do Conselho de Administração da APSS, SA reforçou que o “projeto de avaliação ambiental contemplou eventuais impactes no ecossistema e nos Golfinhos, concluindo-se que estes são temporários e de pequena magnitude” garantindo que “este é o período indicado para proceder a esta obra sem prejudicar o habitat das espécies do Sado”.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino sublinhou a importância da obra reforçando que “mais do que o valor envolvido importa realçar os benefícios que terá para o sistema portuário e para a região”. Afirmou ainda que a melhoria das acessibilidades marítimas “vai aumentar a competitividade do porto de Setúbal e tornar as cadeias logísticas mais competitivas e com menos custos”.
Segundo a governante, ao melhorar a oferta portuária de Setúbal, permitindo a receção de navios maiores e mais modernos, será possível ambicionar competir com outros portos portugueses e torná-lo um dos portos preferenciais das regiões espanholas da Estremadura e da Andaluzia.
A sessão contou ainda com a presença de Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, bem como de diversas entidades