O Porto de Setúbal participou [22 de Novembro], conjuntamente com representantes do tecido empresarial da região e das autarquias, na 3ª edição da Conferência da Comunidade Portuária, desta feita dedicada à temática “Porto de Setúbal | Uma solução para a região de Lisboa – mais capacidade, maior competitividade”, cujo objetivo foi debater e reafirmar as capacidades do Porto de Setúbal no sistema portuário nacional e, mais especificamente, na região de Lisboa, tal como referido pelo Presidente da CPS, Porfírio Gomes, nomeadamente no contexto dos investimentos anunciados na ferrovia e no aprofundamento dos canais de navegação para permitir a entrada de navios com maior calado.
Na sua intervenção na conferência que decorreu no Fórum Luísa Todi, a Presidente dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, reforçou o importante papel do Porto de Setúbal para as empresas da região, como porto essencialmente exportador, constituindo esse tipo de movimento cerca de 60% do total de mercadorias movimentadas. Salientou ainda o facto de ser o 2º maior porto ferroviário a nível nacional, líder no segmento de carga ro-ro e com uma grande capacidade disponível instalada, com possibilidade de expansão na frente marítima estando inserido numa das mais importantes zonas industriais do país e com possibilidade de instalação de novas unidades, não esquecendo também a necessidade de desenvolvimento das atividades de lazer e recreio dadas as suas excelentes condições naturais.
Lídia Sequeira salientou ainda os projetos já apresentados no âmbito da estratégia para o aumento da competitividade portuária, nomeadamente a melhoria das acessibilidades marítimas, com o aprofundamento do canal da barra e do canal norte para -15m ZH e -13,5m ZH, respetivamente, contribuindo para a qualidade e segurança das operações e permitindo a receção de mais e maiores navios quer de carga quer de lazer. No que diz respeito à melhoria das acessibilidades ferroviárias, a Presidente do Porto de Setúbal, referiu que se encontram em desenvolvimento os estudos, em parceria com a Infraestruturas de Portugal, tendo em vista maximizar a operacionalidade das infraestruturas para permitir o aumento da capacidade de receção de comboios com redução dos custos de operação, reforçando a segurança da circulação ferroviária.
Foram ainda referidos os projetos de modernização da JUP e implementação da JUL bem como o lançamento do concurso público internacional da melhoria do sistema de VTS.
A concluir, Lídia Sequeira reforçou que a concretização destes projetos, a curto prazo, será de grande importância para alavancar o investimento privado contribuindo significativamente para o desenvolvimento do porto e da região.
O evento contou ainda com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que reforçou a excelente ligação entre o município e a autoridade portuária, bem como a importância de todos estes projetos ligados ao mar, além de outros já apresentados pela autarquia, no desenvolvimento sustentado da região.
Mário Lopes, Professor do Instituo Superior Técnico, dando o mote para a discussão da mesa redonda, apresentou uma análise técnica realçando a competitividade do Porto de Setúbal, nomeadamente no segmento dos contentores, tendo em conta a capacidade já instalada para o abastecimento da região de Lisboa.
A mesa redonda, dedicada à temática central da conferência, contou com a presença do Presidente da AISET, Antoine Velge, o Presidente da TERSADO, António Andrade, o Presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, a responsável pela Divisão de Transportes da AutoEuropa, Dinora Guerreiro, e teve como moderador o jornalista André Macedo. O grupo debateu a importância do Porto de Setúbal para as indústrias da região, reforçando a importância do fator proximidade, custo, competitividade e condições para a movimentação das cargas, bem como a capacidade instalada e de crescimento da infraestrutura portuária.
Foi ainda referido o facto do Porto de Setúbal ser um Porto industrial de apoio às indústrias do seu hinterland, mas não descurar a sua vertente porto/cidade permitindo que o seu desenvolvimento não conflitue com a malha urbana, sendo que se concluiu que “o porto de Setúbal é o porto natural para a movimentação de carga da região de Lisboa”.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino encerrou o evento, reforçando o importante papel de cooperação da Autoridade Portuária, Câmara Municipal e Entidades/Empresas para o desenvolvimento do Porto de Setúbal. Reforçou as ideias de concretização, a curto prazo, dos projetos apresentados no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2026, que visa catalisar investimentos privados, públicos e comunitários, fazendo dos portos hubs no contexto das exportações. Entre os quais se englobam os projetos do Porto de Setúbal com um investimento de 25, 2 milhões, e que representam um aumento sustentado de 60%, dando ao porto capacidade de resposta aos seus clientes. Não esquecendo também o Porto de Sesimbra com o projeto da nova ponte-cais 4, bem como a melhoria das condições de higiene, ambientais e de modernização. Salientou ainda a importância da ligação ao Município com o Projeto de construção de uma Marina de Recreio. Por fim, afirmou acreditar que “juntos podemos potenciar um crescimento de 70%” e deixou o desafio às entidades presentes dizendo que espera contar com todos.