Rebocador de Setúbal auxilia atracação do paquete “Funchal” no porto de Portimão
Comunicado | 9.janeiro.2014
O rebocador “Guardião”, da Atlantic Tugs, que opera no Porto de Setúbal, auxiliou, no dia 5 de janeiro, a manobra de atracação do paquete “Funchal” no porto de Portimão, para desembarque de 400 passageiros participantes num cruzeiro de fim-de-ano na ilha da Madeira.
O paquete, que regressava a Lisboa, ficou retido entre a baía de Lagos e Portimão devido às más condições marítimas, que impediam a navegação para o porto de Lisboa. Por indisponibilidade do porto de Sines, que normalmente fornece os serviços de reboque para acostagens em Portimão, foi requisitado a Setúbal o rebocador “Guardião” da Atlantic Tugs, que se deslocou a Portimão em condições de navegação adversas e executou a manobra com êxito.
TERSADO faz transhipment direto da China.
Comunicado | 2.outubro.2013
A Tersado TMS1 fez uma operação inédita de descarga de 2 pás eólicas com 59 metros de comprimento, as maiores alguma vez movimentadas em portos portugueses. As pás chegaram, no dia 10 de dezembro, no convés do M/V Providana, de 213 m de comprimento e 32 m de boca, agenciado pela SeteShipping – Transportes Internacionais, SA a quem foram confiadas todas as operações logísticas.
O navio tem procedência na China e as pás vão fazer transhipment no Porto de Setúbal para serem reembarcadas posteriormente em 2 navios, com destino uma para norte da europa e outra para os Estados Unidos. O navio descarregou ainda 1.366 tubos destinados ao mercado português.
Estas operações são de relevante importância para o Porto de Setúbal que prova assim a sua capacidade e disponibilidade para novos tráfegos do Oriente.
Terminal Secil do Porto de Setúbal realiza maior carregamento de sempre
Comunicado | 20.setembro.2013
O Terminal Secil do Porto de Setúbal recebeu, em maio, a escala do navio “Rio Ekuku”, agenciado pela Afonso H. O’Neill e estivado a bordo pela Navipor, navio onde se realizou a maior operação de sempre de carga naquele terminal, 18,5 mil toneladas de cimento CEM l 42,5 R, produto de elevada qualidade e resistência, em sacos de 50 quilos e big bags de 1,5 toneladas, com destino à Guiné Equatorial.
Apesar das dimensões deste navio – com 159,9 metros de comprimento e 14.912 GT – serem superiores às dos que habitualmente escalam o terminal, não impediram a concretização do objetivo de bater o recorde de carga de um navio neste importante terminal exportador do Porto de Setúbal.
Lisnave obtêm certificação ambiental ISO 14001
Comunicado | 7.outubro.2013
A Lisnave através da sua actividade de Manutenção e Reparação Naval, contribui para aumentar a Segurança do Transporte Marítimo, bem como, pela prática diária das normas internacionais do Sistema de Gestão Ambiental, desde há muito implementadas na Empresa, Defender o Ambiente.
Estando o estaleiro dotado de todas as infra-estruturas, que lhe permitem fazer o tratamento de águas residuais, como também o manuseamento e encaminhamento dos resíduos gerados no decorrer da sua actividade, a Lisnave rege-se pelo princípio de Prevenção da Poluição em todas as suas componentes.
Assim, sendo a Lisnave desde a sua génese, uma empresa Portuguesa virada para o Mundo, que marca a sua identidade num mercado global e altamente competitivo, é com todo o orgulho que vê reconhecido pela Lloyd’s Register o seu esforço de inovação e renovação, nomeadamente na Área do Ambiente, ao obter no dia 3 de Outubro de 2013, a Certificação Ambiental ISO 14001.
Porto de Setúbal recebe equipamento destinado à Embraer
Comunicado | 2.outubro.2013
O Porto de Setúbal recebeu, no Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, no dia 24 de setembro, a escala do ro-ro “Toledo”, agenciado pela Barwil Knudsen, para a descarga de peças e ferramentas destinadas à fábrica da Embraer Portugal, SA, em Évora.
As 151 toneladas de equipamento viajaram diretamente de Yokohama, no Japão, para serem descarregadas no Porto de Setúbal, numa operação que mantém a ligação deste porto ao desenvolvimento do importante projeto industrial da Embraer em território nacional.
Porto de Setúbal recebe viagem inaugural do navio “ Stellar Sunrise”
Comunicado | 9.setembro.2013
O Porto de Setúbal recebeu a escala do navio “Stellar Sunrise”, na sua viagem inaugural. É um navio do tipo “Wood Chips Carrier”, do armador Apricot Ship Holding, SA, com 210 metros de comprimento e 43,855 GT, construído no Japão em 2013. No Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à TERSADO, descarregou 43.231 toneladas de estilha de madeira a granel, o que constitui uma das maiores descargas de sempre no porto.
O navio, procedente do porto de Montevideu, no Uruguay, fez a sua viagem direta ao Porto de Setúbal, onde foi agenciado pela SETESHIPING. A operação de descarga decorreu de 1 a 8 de setembro. A totalidade da carga é destinada à Portucel.
CPS regista significativos progressos na JUP
Comunicado | 12.junho.2013
Desde a criação do FSP – Fórum para a Simplificação de Procedimentos no Porto de Setúbal, constituído, em fevereiro de 2012, por representantes de quinze entidades e agentes económicos intervenientes nos processos relativos ao movimento de navios e cargas no Porto de Setúbal, constata-se a boa resolução da maioria dos problemas anteriormente identificados, avanços que a CPS – Comunidade Portuária de Setúbal regista com agrado.
Durante o ano de 2012, foram resolvidos 23 procedimentos e fluxos de informação, por migração do suporte papel para a plataforma eletrónica JUP, que se traduziram em marcados benefícios para todos os intervenientes, designadamente na redução de práticas burocráticas anquilosadas e permitiram evidentes melhorias na qualidade e eficácia dos serviços prestados, com os consequentes ganhos de racionalidade e competitividade do próprio porto.
Porto de Setúbal pretende afirmar-se como o porto multiusos por excelência na Região da Grande Lisboa
Comunicado | 25.junho.2013
A Comunidade Portuária de Setúbal considera que, face ao novo modelo de complementaridade de sinergias e da prevista fusão e gestão conjunta dos portos de Lisboa e de Setúbal e tendo em conta a atual conjuntura de uma incontornável política de investimentos mais assertiva e racional, com o objetivo de maximizar a racionalidade dos terminais portuários disponíveis ou de quaisquer outros projetos em estudo, deve o Governo Português, no âmbito da nova estratégia dos portos nacionais, desde já e ao contrário do que tem sucedido, avaliar com rigor e objetividade os níveis atuais de disponibilidade e capacidade instalada das infraestruturas dos terminais portuários já existentes no porto de Setúbal.
Desenvolvimento do Porto de Setúbal está ligado ao transporte ferroviário
Comunicado | 20.maio.2013
A CPS – Comunidade Portuária de Setúbal, reunida em plenário no dia 15 de maio, no auditório do edifício sede da APSS, congratulou-se com a decisão do Governo de redução da TUP Carga, uma medida positiva que caminha no sentido da diminuição dos custos dos portos nacionais.
Foi no entanto sublinhado que a abolição integral desta taxa seria muito mais coerente com aqueles objectivos, tendo em conta a ausência efectiva de contraprestação de serviços prestados pelas autoridades portuárias, decorrente das condições de serviço prestadas pelas concessões portuárias.
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